Compensação ambiental

Como forma de contrabalancear os possíveis danos que um empreendimento causa à natureza, são calculados por órgãos públicos competentes os impactos que podem ser gerados e estabelecida a melhor forma de compensá-los.
No caso de empreendimentos que precisem fazer a supressão de árvores nativas, são tomadas diversas medidas compensatórias por órgão competente, como o plantio de árvores nativas em outro local o que é realizado através de um projeto de plantio de mudas de tamanhos e espécies adequadas, respeitando a legislação vigente.

Como é feito o serviço?
Primeiramente é realizado um estudo para definir qual o melhor local para o plantio compensatório. Detalhes como tamanho e declividade da área, assim como características do clima, a incidência solar e as qualidades física e química do solo, entre outras.

Em uma segunda etapa é realizado o projeto de compensação, com a escolha das espécies, quanto à sua etapa de sucessão e forma de desenvolvimento, além das características dos solos, da adaptação ao regime de chuvas e o manejo adequado para a sua implantação, entre outras variáveis.

Durante um período de pelo menos dois anos, até a cobertura das copas sombrear o solo, é feito o controle de gramíneas e outras plantas invasoras na área, a fim de ocorrer o desenvolvimento das mudas.

Ao longo do tempo, de acordo com o tipo de vegetação a ser restaurada e o pedido do órgão fiscalizador, pode ser necessário o incremento da área com diferentes espécies, que podem trazer outros benefícios para o desenvolvimento da vegetação, não apenas das árvores, mas também de toda a biodiversidade.

A Dona Flora Jardinagem possui profissionais capacitados para realizar e implementar o seu projeto. Além de fazermos a manutenção da área após a implementação.